Telemetria - 5 vantagens para a sua empresa


A Telemetria vem se tornando popular (embora ainda não de uso massivo) como exemplo de tecnologia altamente impactante no negócio de gestão de frotas.

Sua capacidade de medir, estabelecer critérios de grandeza, e conectar o gestor diretamente com a atividade das operações de veículos e máquinas móveis gera importantes oportunidades de racionalização de custo/desempenho e custo de propriedade dos ativos. Incluindo-se aí indicadores de manutenção, desgaste e ciclo de vida que são essenciais para o planejamento estratégico.

A telemetria faz toda a diferença na hora de acompanhar o comportamento dos motoristas e a condição dos seus veículos.


Mas o que é Telemetria?

Telemetria é a coleta e transmissão de dados de sensores remotos para um local central. Ela tem muitas aplicações em diferentes setores, mas é particularmente útil para gerentes de frota.

Por quê? Porque a única maneira de coletar dados em tempo real uma frota de veículos é obter essas informações de sensores remotos. A transmissão sem fio desses dados para um hub central por meio da Internet das Coisas (IoT) é o objetivo da central da telemetria.


A Telemetria de gerenciamento de frota

Falando especificamente, a telemetria de gerenciamento de frota pode ser mais simples ou mais complexa. O tipo mais simples de telemetria para qualquer frota é o rastreamento de veículos. Se você é responsável pelos serviços de frota, é inestimável saber exatamente onde seus caminhões estão e quando. A telemetria será útil para gerenciar cronogramas de entrega, acompanhar a conformidade do motorista e fornecer rastreamento de ativos para os clientes.

A telemetria de gerenciamento de frota também pode incluir outras variáveis, é claro. O rastreamento direto da velocidade, comportamento do motorista e condição do veículo. Pode também fornecer informações importantes para manter o controle sobre a manutenção e dados relacionados ao processo de obsolescência. Também pode ajudá-lo a entender as condições em que sua frota viaja para produzir melhores estimativas para suas necessidades e expectativas futuras.



Rastreamento de veículos

Empresas com menos foco em veículos e transporte ainda podem aprender informações valiosas de dispositivos de rastreamento em seus carros e caminhões. Empresas com apenas um ou dois veículos ainda podem acompanhá-los para garantir que estejam sendo usados ​​adequadamente. Rastreadores GPS integrados para carros podem registrar a localização, velocidade e ações do motorista em tempo real.

Se um motorista sofrer um acidente, os dados de telemetria podem fornecer informações sobre se o funcionário foi culpado. Isso pode ser usado como prova no caso de uma ação judicial ou como motivo para rescisão. Independentemente do número de veículos que uma empresa possui, rastreá-los pode fazer toda a diferença para os cuidados legais e de segurança.

Como a telemetria e a IoT melhoram a indústria automotiva e de transporte?

A telemetria pode se tornar complicada muito rapidamente. No entanto, existem alguns benefícios claros na implementação da tecnologia IoT em sua frota.

‌Se você deseja apenas mais informações sobre o comportamento de sua frota ou precisa de melhorias específicas, a telemetria pode ajudar. Aqui estão cinco maneiras específicas pelas quais a telemetria e a IoT podem ajudar a melhorar o setor e seus negócios.


Acompanhar Manutenção Preventiva

Os carros têm sensores embutidos que rastreiam a condição do motor há anos. No entanto, esses sensores só conseguiam se comunicar através das luzes do painel e dos leitores de código do motor. Com a tecnologia IoT, no entanto, é possível enviar esses códigos diretamente para a equipe de manutenção. Em vez de esperar até que a luz do mecanismo de verificação acenda, a telemetria permite que você lide com a manutenção do veículo com antecedência.

Monitorar o desempenho do motor

O motor é o coração de cada veículo, portanto, manter seus motores em boas condições é essencial para gerenciar os serviços de frota. A telemetria oferece uma visão direta do funcionamento de cada motor e pode ajudá-lo a determinar quando é hora de aposentar um caminhão. Pode até ajudá-lo a identificar problemas antes que eles apareçam no radar da equipe de manutenção.


Melhorar a eficiência de combustível

A eficiência de combustível é fundamental para manter os custos baixos. Veículos ineficientes custarão dramaticamente mais a longo prazo, pois usam mais combustível todos os dias. Uma maneira simples de aumentar a eficiência de combustível é reduzir o desperdício de atividades do motorista, como marcha lenta desnecessária e hábitos de frenagem agressivos. Com a telemetria, você pode monitorar os motoristas que usam mais combustível e treiná-los em práticas mais eficientes.


Aumente a automação

No passado, todas as viagens tinham que ser planejadas e gerenciadas individualmente. Com os dados coletados por meio da telemetria de gerenciamento de frota, você pode implementar a automação que cuida dessas responsabilidades. A implementação de IoT pode ajudá-lo a coletar informações sobre padrões de tráfego e condições das estradas e gerenciar tíquetes de solicitação de serviço. Ele também pode oferecer aos motoristas novas rotas que evitam estradas perigosas ou lentas, tudo automaticamente.

*Com informação da Wikipedia e da Novotec (EUA)


Texto - Ponto do Pesado

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo